Tecnologias no dia a dia do ortopedista

Ortopedista da SBOT-SP, André Wever, fala sobre tecnologias e aplicativos que podem ajudar na rotina clínica – e de pesquisa – dos ortopedistas e demais profissionais de saúde

Inteligência artificial. Realidade virtual. Data Science. Cirurgia robótica. Todas as expressões que ao longo das últimas décadas passaram de roteiro de filme de ficção científica para o dia a dia de muitas atividades, inclusive, da medicina. Em entrevista, o ortopedista da SBOT-SP, André Wever, fala sobre como a tecnologia pode ajudar na prática médica diária e nos lembra de como ela se faz presente em nossas vidas. Wever, que é um estudioso e verdadeiro aficionado pela tecnologia, dá dicas de aplicativos disponíveis.

Confira a sua entrevista à Revista da SBOT-SP:

1. Como a tecnologia ajuda na prática diária dos médicos?

Uma Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros (TIC Domicílios), feita em 2021, mostrou que 81% da população brasileira é usuária da internet. Ainda que o acesso às diferentes tecnologias é muito desigual, a presença da fibra ótica chegou a 56% das casas em 2020, sendo de 59% nos domicílios urbanos e 29% nos rurais. O acesso à internet pelo telefone celular foi de 90% nas classes D e E. Esses são apenas alguns dos números que mostram o quanto a internet e o celular, dois dos mais simples exemplos de tecnologia, estão presentes na população em geral.

Agora falando especificamente da classe médica, é interessante perceber que nós médicos não nos demos conta na prática de como a tecnologia está presente na vida do ortopedista. Praticamente tudo o que fazemos na nossa prática mudou radicalmente graças à tecnologia nos últimos 20 anos. Desde o agendamento da consulta pelo paciente, passando pelo check in na clínica até o momento final da consulta com a entrega de uma simples receita digital, sem falar nos procedimentos cirúrgicos e toda a revolução nos exames de imagem.

2. Tecnologia na Ortopedia: quais são os principais avanços na área?

Os avanços mais consistentes estão nas áreas de inteligência artificial, realidade virtual, customização de implantes e próteses e cirurgia robótica. Mas, em outra frente, não podemos nos esquecer do impacto das redes sociais que invadiram e transformaram a dinâmica médico/paciente, proporcionando uma aproximação sem precedentes.

3. Sobre atualização científica: hoje em dia temos tudo no Google, mas é muito importante identificar boas fontes. Quais são as que você indica para educação continuada e atualização?

A ciência de dados sempre teve papel fundamental na área da saúde. Esta relação foi amplamente potencializada a partir do momento em que as tecnologias de captação, análise e monitoramento estimularam o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas clínicas, que se tornaram muito mais acessíveis.

Importante lembrar que a tecnologia deve ser uma aliada na atuação do médico, seja em sua formação, educação continuada ou no uso de recursos tecnológicos, mas tudo isso deve ter consigo algo essencial que é curadoria de conteúdos com a credibilidade das publicações científicas com alto fator de impacto. A busca por artigos de referência em portais como o Pubmed, BMJ, JAMA e, claro, da nossa Revista Brasileira de Ortopedia (RBO). Para os residentes e especializandos recomendo utilizar o UptoDate que inclusive tem um APP bastante amigável.

4. Nas cirurgias, principalmente, como a tecnologia ajudou a Ortopedia?

Em um primeiro momento, houve uma migração da tradicional radiografia em filme para a digital e isso exigiu uma mudança para a realização do planejamento pré-operatório com softwares específicos. Para o intraoperatório destacaria a evolução nos métodos de imagem, inclusive, recentemente com a incorporação da tomografia tridimensional durante o ato cirúrgico.

O uso do robô para artroplastias de quadril e joelho também melhoraram as técnicas cirúrgicas nestes procedimentos. Impressoras 3D hoje podem fabricar modelos anatômicos e, inclusive, implantes para todas as articulações.

5. Quais são os principais aplicativos na área da Medicina e na Ortopedia que você indica?

É sempre uma tarefa difícil fazer uma seleção de aplicativos, pois é grande o risco de deixar de fora alguns que são importantes ou que ainda estejam em desenvolvimento ou aplicativos. Portanto opto por fazer uma lista particular dos que mais utilizo na minha prática diária:

– Bullets: excelente forma de se atualizar com casos clínicos e técnicas cirúrgicas;

– Peekmed: bom programa para planejamento cirúrgico. Inclusive, oferecido gratuitamente aos membros da SBQ – Sociedade Brasileira de Quadril;

– Orthoguidelines: todos os protocolos e consensos da Ortopedia reunidos de forma fácil de pesquisar;

– HiDoctor: prontuário médico que utilizo há 15 anos (foram os primeiros a oferecer backup dos dados na nuvem). Solução completa com faturamento e financeiro para a clínica;

– 3DGYM: bíblia da Biomecânica Funcional. Ferramenta espetacular para acompanhar a evolução de pacientes em tratamento conservador e pós-operatórios;

– Imuscle: ótimo programa para mostrar aos pacientes a anatomia da sua lesão e exercícios simples para tratamento.

Aplicativos dos hospitais que trabalho muito bons; Einstein médicos, ADMA (sírio), HAOC.