Pacientes

Cotovelo deslocado em crianças

Atenção ao puxar uma criança pela mão ou antebraço: movimento pode causar pronação dolorosa, que é o deslocamento do cotovelo

Um simples movimento de puxar uma criança pela mão ao atravessar a rua, por exemplo, pode causar a pronação dolorosa, um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação ao ligamento anular.

Segundo o especialista  Alberto Naoki Miyazaki, presidente eleito da SBOT-SP em 2017, esse deslocamento é responsável por muita dor e a incapacitação da criança em movimentar o cotovelo. “Geralmente, são acometidas crianças na faixa etária entre 2 e 3 anos de idade, pois é quando existe um aumento da elasticidade dos ligamentos.”

A história é quase sempre a mesma: a criança é puxada pela mão ou pelo antebraço; por exemplo, quando a mãe segura a criança para que esta não saia correndo pela rua, ou quando a criança é balançada pelos braços. “A percepção do deslocamento é instantânea, pois assim que acontecer, a criança vai reclamar de dor e não vai mais conseguir movimentar o cotovelo”, explica Alberto. Geralmente o lado mais acometido por essa lesão é o esquerdo e na maioria dos casos acontece em meninas.

Tratamento

O tratamento é rápido e simples, mas deve ser feito em um hospital e por um especialista. “Existe um movimento chamado supinação que consiste na manipulação do antebraço para fora e com isso o ligamento volta para o lugar e a melhora da dor na criança é imediata”, acrescenta Alberto, alertando que essa manobra só deve ser feita em hospital e por profissionais capacitados. “Não é recomendado que isso seja feito por pessoas que não conheçam a doença.”

Geralmente não há necessidade de nenhum tipo de tratamento depois da manipulação, mas, em alguns poucos casos, o ligamento pode ter um pequeno rompimento e a criança continua com os sintomas. Nessas situações, é necessária a imobilização do cotovelo até a cicatrização do ligamento, usualmente 1 semana ou um pouco mais.

Para prevenir a pronação dolorosa, é importante evitar puxar as crianças pelas mãos ou antebraço.