Simpósio sobre lesões nos atletas olímpicos

O Comitê de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE) da SBOT, irá realizar na cidade de Curitiba, nos dias 7 e 8 de outubro, um Simpósio voltado para uma completa análise científica da prevenção e do tratamento das lesões sofridas pelos atletas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, Pequim, Londres e Vancouver.

Segundo Lúcio Ernlund, presidente da SBRATE, o evento será uma oportunidade única para um balanço e uma discussão franca com os ortopedistas que trabalharam nas Olimpíadas. Será a primeira vez que estarão reunidos os gerentes médicos que chefiaram os profissionais responsáveis pelo atendimento das mais variadas modalidades esportivas das Olimpíadas.

O evento é aberto aos ortopedistas, fisioterapeutas, orientadores físicos, médicos do esporte de várias especialidades, residentes e estudantes de Medicina, para que debatam e aprendam com as experiência dos especialistas.

O simpósio acontecerá no Pestana Hotel, de Curitiba, na rua Comendador Araújo, 499, com tradução simultanea das apresentações de especialistas estrangeiros. As inscrições com desconto promocional inclusive para residentes, profissionais de áreas afins e graduandos podem ser feitas até dia 20 de setembro, no site www.sbrate.com.br.

Após essa data, as inscrições continuarão abertas, mas com valor cheio.

Grade científica
O ‘Simpósio SBRATE – O Atleta Olímpico, desempenho, lesão e reabilitação – uma abordagem multidisciplinar’ terá uma grade científica excepcional, com temas como Força e velocidade no alto rendimento; Lesões musculares; Lesão: prevenção e reabilitação; O desafio médico nas Olimpíadas no Brasil; Lesões ligamentares no joelho: formas de tratamento e reabilitação; Minha experiência no futebol olímpico; Minha experiência no atletismo; Fraturas de estresse; Lesões meniscais; Lesões ligamentares do ombro; Coração do atleta – saudável ou doente; Tendinopatias; O impacto da lesão das cartilagens articulares nos atletas, além de mesas redondas com os maiores especialistas brasileiros.