Campanha de carnaval “Se beber não dirija”

Sabendo da importância em conscientizar a população sobre os perigos do excesso do álcool e sua combinação com o volante, os ortopedistas paulistas participarão da campanha “Carnaval Sem Traumas – Álcool e volante: uma mistura que não dá samba”, idealizada pela SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

A campanha alerta a população sobre os perigos da ingestão do álcool associado a direção e o aumento do número de acidentes nesta época do ano. Por isso, os ortopedistas irão distribuir panfletos educativos em diversos pontos do Estado de São Paulo alertando sobre o perigo do motorista em dirigir alcoolizado. O folder pode ser baixado diretamente aqui.

No material, são apresentados dados compilados de importantes fontes como DENATRAN, DATASUS e PRF (Polícia Rodoviária Federal). “São informações que assustam como o fato de que a ingestão do álcool associada ao volante é responsável por 65% dos acidentes e de que o número de acidentes aumenta de 20% a 30% no período do carnaval”, explica Roberto Dantas Queiroz, presidente da SBOT-SP.

E os ortopedistas sentem este aumento do número de acidentes nos prontos-socorros, que passam a receber muitos casos de fraturas, politraumatismos de acidente de trânsito e também entorses muito dolorosas e fraturas do joelho e tornozelo, quando o folião, dançando alcoolizado pisa mal e torce o tornozelo ou o joelho e sofre um trauma.

O folder também desfaz alguns mitos, mostrando que o álcool não é estimulante como se diz, afirma que o café não altera o estado de embriaguez e nem que o banho frio reduz imediatamente os efeitos do álcool. “Outra inverdade é o poder de medicamentos para eliminar o álcool do organismo. A eliminação demora de 6 a 8 horas”, finaliza Roberto Dantas.

Confira todas as fotos da campanha no Facebook da SBOT-SP: https://goo.gl/FmzRuI