SBOT lança vídeo com orientações sobre artrose e atividade física

Artrose é o mesmo que osteoartrite, osteoartrose ou doença articular degenerativa e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acomete 80% da população mundial com mais de 65 anos, e apenas no Brasil afeta 15 milhões de pessoas, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde. De acordo com as Nações Unidas, em 2050 pessoas com mais de 60 anos representarão mais de 20% da população mundial. Desses 20%, a estimativa é que 15% terão a doença.

Jean Klay, presidente da Comissão de Campanhas Públicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia explica que a artrose é o desgaste das articulações, o que é natural. “Provavelmente um dia todos nós teremos, uns mais cedo, outros mais tarde ou em estágios diferentes. Faz parte do envelhecimento biológico, o problema está quando esse desgaste é acompanhado de sintomas, principalmente a dor”, afirma.

A artrose pode ocorrer em qualquer articulação, mas os quadris, os joelhos e as mãos são as regiões mais acometidas. O diagnóstico é um dos mais realizados pelos ortopedistas. “A avaliação envolve a história do paciente, o que chamamos de anamnese, o exame físico e a radiografia, assim, já é o suficiente para fechar o diagnóstico de artrose”, acrescenta Jean Klay.

Cuidados ao praticar atividade física

 

Para estimular a retomada segura na prática de exercícios físicos em pacientes com artrose, a SBOT acaba de lançar o vídeo “Artrose e atividade física sem dor”. Diversas organizações e pesquisadores especializados e artigos científicos mostram recomendações de aeróbicos, exercícios de força e flexibilidade, como terapia para artrose.

Para o presidente da Comissão, é muito importante que se observe alguns cuidados para realizar exercícios quando se tem artrose. “A atividade é muito importante para esse paciente, mas ela deve ser voltada para a movimentação e para o ganho de força muscular. Devem ser evitados exercícios de impacto, pois podem aumentar a sintomatologia”, acrescenta o médico ortopedista.

A obesidade, diabetes e problemas cardíacos são fatores que podem piorar a artrose e a prática do exercício físico pode ajudar a controlar essas doenças e colaborar com as dores resultantes da artrose.

Em conclusão, a atividade física colabora para fortalecer o músculo, estabilizar a articulação e melhorar o equilíbrio. Por isso, é recomendado atividades de baixo impacto e que trabalham a flexibilidade ou alongamento como natação, caminhada, ciclismo, pilates, ioga, entre outras.

Campanha Retomada Segura

O personagem Dr. SBOT foi criado para promover recomendações de maneira didática e objetiva. Esta nova série de curta metragem que foi elaborada pela SBOT em parceria com o Laboratório Cristália inclui quatro vídeos: Pedal sem dor, Cuidados com a Coluna, Corrida sem dor e Artrose.

A campanha tem o principal objetivo de levar informação à população geral e de alguma forma protegê-la de incidentes. “É um momento novo e a SBOT procura cumprir o seu papel de orientar a todos”, conclui Klay.
Acompanhe os canais de comunicação da SBOT (Facebook: www.facebook.com/SBOTnacional/ Youtube: www.youtube.com/user/SBOTBR e Instagram: @sbotnacional) e os canais do Cristália (Facebook: @LaboratorioCristalia / Instagram: @laboratoriocristalia) para ver esses e os outros curtas-metragens sobre a campanha “Retomada Segura”.