Aproximação dos ortopedistas paulistas é meta para a nova diretoria da SBOT-SP

Sérgio Rocha Piedade assumiu a presidência da SBOT-SP desde janeiro de 2023. Sua participação na Regional intensificou-se em 2015, quando exerceu a chefia do DOT/Unicamp. Em 2016, teve a oportunidade de participar da organização do 27º COTESP realizado em Ribeirão Preto, quando trouxe os palestrantes Roger Badet e Michel Bonin, renomados especialistas em cirurgia do joelho, da Escola Lyonesa.

No final do mesmo ano, Roberto Dantas Queiroz o convidou a integrar a chapa da Diretoria da SBOT-SP de 2017 e foi nesse momento que se tornou membro efetivo da Diretoria. “Realizamos alguns eventos abordando o Trauma Esportivo no Programa de Educação Continuada (PEC) em Campinas, mas o que me proporcionou enorme satisfação foi desenvolver e concretizar o Projeto “Referências da Ortopedia Paulista”, uma série de entrevistas com os professores: Flávio Faloppa, Patrícia Fucs, Olavo Pires de Camargo, Moisés Cohen, José Soares Hungria Neto e Gilberto Camanho. São colegas com relevantes contribuições para a Ortopedia e a Traumatologia no cenário Estadual, Nacional e Internacional e que ajudaram a construir a história da Ortopedia no Estado de São Paulo.”

Em 2022, presidiu o 29º COTESP, após dois anos sem eventos presenciais devido a pandemia da COVID-19. “Aqui, preciso deixar o meu agradecimento especial a Roberto Ikemoto, presidente da SBOT-SP em 2022, e toda a sua diretoria, por me proporcionarem a oportunidade de realizar esse grande evento científico e acadêmico da SBOT-SP.

Projetos para 2023

Para o ano de 2023, a diretoria está programando diversos projetos que aproximarão os ortopedistas paulistas da Regional. “Com uma participação assídua na diretoria nesses últimos cinco anos, passando por diversos cargos, pude ter um melhor conhecimento da estrutura e organização da SBOT-SP e isso foi fundamental para poder ofertar novas atividades aos nossos ortopedistas”, explica Sérgio Piedade.

Dentre os projetos, ele destaca:

  • Fortalecer e implementar medidas para maior participação de colegas do interior do Estado de São Paulo;
  • As ações de treinamento dos residentes em Ortopedia e Traumatologia serão contínuas durante o ano de 2023
  • As seccionais terão papel importante na realização de reuniões científicas com foco no residente, mas também vamos proporcionar ao colega que deseja reciclar e aprimorar seus conhecimentos na Ortopedia e Traumatologia;
  • Estreitar laços e criar eventos conjuntos com outras Sociedades de Especialidade como SBCJ, SBRATE, SBCC, Sociedade do Pé e Tornozelo, SBCQ, SBCC, entre outras;
  • Reuniões científicas com ex-Presidentes da SBOT/São Paulo.

Agradeço a confiança a mim depositada pelos colegas ortopedistas e falo que assumir a presidência da SBOT-SP é uma grande honra e enorme responsabilidade, pois a FCM/Unicamp teve na sua história apenas o Professor Gottfried Köberle como presidente da SBOT-SP, entre os anos de 1997 e 1998”, finaliza o novo presidente.

Diretoria SBOT-SP 2023:

Presidente: Sérgio Rocha Piedade
Vice-presidente: Marcelo Ubirajara Carneiro
1º Secretário: Carlos Henrique Fernandes
2º Secretário: Jorge Rafael Durigan
1º Tesoureiro: Rafael Trevisan Ortiz
2º Tesoureiro: Marcelo Schimidt Navarro