26º COTESP reúne mais de 400 participantes

Aconteceu, de 23 a 25 de junho, a 26ª edição do Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Estado de São Paulo (COTESP), na cidade de Ribeirão Preto. Com mais de 400 participantes, o evento reuniu especialistas, convidados internacionais e residentes. Durante os três dias do evento foram abordadas todas as especialidades da Ortopedia, além de realizado um curso voltado exclusivamente para os residentes.

Auditorio
Neste ano, um destaque da programação do evento foi a organização de um módulo voltado para Ortopedia Esportiva com a participação de Ana Carolina Ramos e Côrte, da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, e Breno Schor, do Comitê Olímpico do Brasil. A participação da ex-atleta Laís Souza, também foi um momento marcante na programação. Ela participou do COTESP a convite do especialista Antonio Carlos Marttos Júnior, seu médico e amigo e um dos convidados internacionais.

 

Convidados Internacionais

palestrantesinternacionaisO COTESP trouxe três celebridades na Ortopedia e Traumatologia que abrilhantaram o evento com importantes discussões científicas: Michel Pierre Jacques Bonnin deu palestras sobre a “Artrodese do tornozelo X artroplastia total: fazendo a escolha certa”, Planejamento pré-operatório na ATQ”, “Deformidades múltiplas na ATJ: quais são as estratégias. Roger Badet, falou sobre “LCP lesão isolada e combinada: abordagem terapêutica”, “Menu a carte moderna nas instabilidades femoropatelares”, “PSI: uma nova forma de navegação nas artroplastias”. Antonio Carlos Marttos Júnior participou do módulo Olimpíadas 2016 com a aula “Atendimento de emergências em eventos esportivos.

Curso para os residentes: sucesso absoluto

Realizado pelo segundo COTESP consecutivo, o curso para residentes apresentou novidades e trouxe aulas teóricas, práticas e de habilidades. A novidade do ano foi a organização dos workshops hands on, com a realização de placas e parafusos em vários tipos de fratura. Nos workshops, os residentes puderam simular operações de haste no fêmur e tíbia, prótese de joelho e quadril. “Nosso objetivo era o de deixar que eles manipulassem o material e operassem essas fraturas. Foram cinco mesas, cada uma com uma situação diferente”, explica Marcelo Tadeu Cairo, presidente da SBOT-SP.

Curso Residentes2Ainda segundo o presidente, o curso para os residentes está cada vez mais se solidificando no COTESP e deverá ser ampliado. “Pretendemos crescer e ampliar as atividades para os residentes, acrescentando workshops de fixador externo e habilidades de partes moles, situações realizadas no Exame para obtenção de Título de Especialista, o TEOT”, diz.

Os residentes têm sido, cada vez mais, foco do COTESP. Neste ano, um quarto das inscrições foram de residentes oriundos de diversas partes do Brasil. “Pretendemos aprimorar nossas atividades para que o COTESP seja também um importante momento de aprendizado e treinamento para eles”, finaliza Caiero.